PENSÃO ALIMENTÍCIA
Dentro do contexto familiar existem duas possibilidades de fixação de pensão de alimentícia:
(i) pensão para os filhos e;
(ii) pensão para o ex-cônjuge/companheiro(a)
PENSÃO ALIMENTÍCIA
Dentro do contexto familiar existem duas possibilidades de fixação de pensão de alimentícia:
(i) pensão para os filhos e;
(ii) pensão para o ex-cônjuge/companheiro(a)
Na primeira hipótese a lei presume a necessidade que os menores têm de receber a pensão para que possam ter acesso à alimentação, moradia, saúde, vestuário e lazer, haja vista que não podem gerar renda para se manter.
Já na segunda situação, qual seja, a pensão para ex-companheiro(a), é indispensável que haja a demonstração, por meio de provas, de que ele(a) deixou o trabalho para se dedicar aos cuidados família e que, por esta razão, está impossibilitado(a) de arcar com as suas despesas.
Em ambas as hipóteses o valor a ser determinado pelo juiz levará em consideração a capacidade financeira de quem será o responsável pelo pagamento.
Entre em contato comigo para que eu possa avaliar o seu caso e verificar qual seria o valor possível de se obter judicialmente com uma ação judicial.
A PENSÃO PARA OS FILHOS ACABA AOS 18 ANOS?
A resposta é NÃO!
Enquanto o filho não puder se manter pelos seus próprios recursos, o genitor deverá seguir com o pagamento da pensão alimentícia.
Atualmente, os tribunais do Brasil entendem que a pensão seguirá sendo devida até os 24 anos, desde que o filho esteja cursando pré-vestibular, ensino técnico ou ensino superior.
Porém, mesmo que o filho alcance esta idade e conclua os seus estudos, o genitor que paga a pensão deverá buscar o Poder Judiciário para se liberar (exonerar) do pagamento, caso contrário, poderá sofrer uma execução e, inclusive, ser preso por isso.
O EX-CÔNJUGE RECEBERÁ PENSÃO VITALÍCIA?
Em regra a pensão para o(a) ex-companheiro(a) é temporária, devendo ser estabelecida até que ele(a) consiga uma recolocação no mercado de trabalho ou desenvolva uma outra forma de gerar receita para pagamento de suas despesas.
A pensão será vitalícia caso o(a) ex-companheiro(a) já tenha atingido uma idade mais avançada e, por este motivo, encontra dificuldades para trabalhar.
Se quiser buscar uma pensão justa para você ou para seus filhos, entre em contato comigo e agende uma reunião para saber mais e começar a resolver este grande problema, basta me chamar WhatsApp agora!
De família, eu entendo!
Fale Conosco